Municípios

 
Calçadão Cultural

O Calçadão Cultural de Sombrio, se encontra na área central do municipio em uma das avenidas princípais, com 100 metros de comprimento o calçadão começa com um grande TEAR de 5 metros no centro da rótula, ao qual tem seus detalhes anexados ao calçadão para que se tenha a idéia da confecção de uma gigantesca manta ao longo do chão em forma de mosaicos.


Ao todo são 14 mosaicos que ilustram a história do município, com menções ao habitantes nativos, os índios Carijós, figuras importantes como João José de Guimarães, Padre João Reitz, Santo Antônio de Padua padroeiro do município.


Não esquecendo das lendas e contos regionais como o Boto Tanso (companheiro dos pescadores), e a do Chico do Mato (defensor dos índios, tem também ilustrados outras etínias como negros, índios, italianos e alemães, ilustrando a econômia do município os engênhos, olarias e cestarias, não menos importante as manifestações culturais como boi-de-mamão, pau-de-fita e Arraialfest, e o ultimo mosaico com a imagem da igreja matriz, isso tudo relatado atráves de um engenhoso sobrepor de pedras e azulejos coloridos ao qual formam as obras expostas no chão. 

 
Centro Atacadista Litoral Sul
Centro Atacadista Litoral Sul é um centro de comercialização de produtos manufaturados do setor têxtil de pronta-entrega.

Reúne 35 lojas de confecção que vendem, exclusivamente para o atacado direto de fábrica, assegurando a qualidade dos produtos; preços competitivos e prazos adequados, para a plena viabilidade comercial.

Rod BR 101 km 434, nº4000
Guarita, Sombrio - SC
CEP: 88960-000
Fone/Fax: (48) 3533-4646 / 3533-4646
Email: centroatacadistalitoralsul@hotmail.com
http://www.litoralatacado.com.br
 
Furnas

Conjuntos de Grutas as margens da BR-101


É um conjunto de quatro grutas situados as margens da BR-101 no km 434. a maior dela tem 74 metros de profundidade, 17 metros de largura na entrada e 7 metros de altura máxima com 1 km² de superfície. Essa furna é a mais visitada, também por motivos religiosos. Em seu interior existem inúmeras imagens de santos, para os quais os fiéis acendem velas. Da sua entrada avista-se a Lagoa do Sombrio. Ao lado, há pousadas e restaurantes.

 
Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua

Igreja Matriz Santo Antonio de Padua, padroeiro do municipio, onde no dia 31 de maio de 1940, o Padre João Adão Reitz (1904-1984, lançou a pedra fundamental da igreja matriz, em Sombrio, iniciando com coragem, juntamente com o povo Sombriense.


O grandioso templo tem as seguintes metragens: 45,05 m de comprimento, 19,40 de largura das 3 naves, 26,06 m a largura no cruzeiro, 18 m de altura interna e 45 m de altura da torre. A planta foi o arquiteto Simão Gramlich.


A igreja  tem o estilo gótico  ao qual o Padre João Reitz julgava o mais adequado para impor altaneira às planuras lagunares de Sombrio.


No dia 1 de maio de 1943 foi iniciada a obra com 142 homens e jovens trabalhadores, juntamente com 89 carros de bois para trazerem os materiais nescessarios.


Apos 23 anos de luta e trabalho, no dia 31 de maio de 1963 foi inaugrada a nova matriz.

 
Lagoa do Sombrio - A MAIOR LAGOA DE ÁGUA DOCE DO ESTADO

A lagoa do Sombrio é a maior lagoa de água doce do estado de Santa Catarina, com uma extensão de 54 km² e uma profundidade de 3 metros, a majestosa lagoa oferece muitas opções de lazer ao ano todo a seus visitantes, margeada por morros de areia que atingem 25 metros de altura.

 
Morro da Moça
De formação Botucatu, o Morro da Moça tem o formato pão de açúcar, apesar da origem geológica não ser a mesma das montanhas que têm tal formato, comuns no sudeste do Brasil. A montanha se destaca entre as outras do entorno pelo seu formato e suas paredes verticais. Além dos monólitos com formações que parecem bustos esculpidos em seus topos, no Morro da Moça e entorno existem também cavernas que merecem uma visita.

Histórico do nome : Segundo informações colhidas através de linguagem oral, existe uma antiga lenda que conta que os antigos moradores do entorno do Morro sempre viam uma moça vestida de branco, acenando do alto da imponente montanha. Daí o nome.

Grau de dificuldade: alto na trilha para o topo da montanha e baixo para a trilha do entorno.
Altitude : 200 m
Caminhada até o topo : 40 min.
Tempo de trilha : 2 horas.
Localização : na divisa de Jacinto Machado com os municípios de Sombrio e Santa Rosa do Sul. O marco de divisa dos três municípios fica exatamente no topo da elevação, sendo que o acesso para parte superior se faz pelo território de Jacinto Machado, mas a paisagem mais bela dos paredões e monólitos tem-se do território dos municípios vizinhos.
Vegetação : De acordo com informações colhidas oralmente, a formação florestal original era Mata Atlântica. Hoje restam somente vegetação rasteira, com capim que chega a 1,60m de altura, e algumas árvores.
Geomorfologia : Formação sedimentar Botucatu.
 
Super Center Japonês
Super Center Japonês, setor compras no atacado e varejo

Centro comercial da indústria do vestuário local. Possui duas seções, uma para o atacado e uma para o varejo.



fone: (48) 3533-1111 / 3533-0999



Rod. Br-101, S/N
Sombrio - SC

www.supercenterjapones.com.br
Copyright © Caminho dos Canyons - Todos os direitos reservados
Telefone: (48) 3521-8000 - E-mail: turismo@caminhodoscanyons.tur.br

Desenvolvido por:
Zaib Tecnologia